top of page

Leis e roda dos alimentos

As leis alimentares

 

Alimentação racional- é uma alimentação que se baseia nas 4 leis da alimentação: devemos ingerir de todos os alimentos tendo em conta a proporção adequada à nossa atividade e bem-estar físico.

 

Lei da Quantidade- Devemos ingerir nutrientes na quantidade necessária para suprir as nossas necessidades.

 

Lei da Qualidade- Devemos ingerir de todos os nutrientes.

 

Lei da Adequação- Devemos ingerir todos os nutrientes em quantidades adequadas à nossa atividade e à nossa saúde.

 

Lei da Harmonia- Devemos ingerir de todos os nutrientes na proporção da roda dos alimentos.

 

 

 

 

A roda dos alimentos

 

A roda dos alimentos é uma representação gráfica, criada pelos portugueses na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que nos ajuda a melhor escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. Assim, na Europa a roda dos alimentos tem um formato circular, uma vez que as proporções dos alimentos na roda são elaboradas de acordo com o tipo de clima e, consequentemente, de acordo com as necessidades de cada região.

Ao longo dos anos a roda dos alimentos sofreu alterações. Assim, atualmente, a nova Roda dos alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária e cujas porções diárias recomendadas são as seguintes:

Nutrientes
Função 
Nutrientes
Percentagem

Cereais e derivados, tubérculos

Hortícolas

Energia

 

 

 

Proporções

4 a 11 porções

28

Fibras (sais minerais)

Carnes, pescado e ovos

3 a 5 porções

23

20

18

5

4

2

3 a 5 porções

2 a 3 porções

1,5 a 4,5 porções

1 a 2 

porções

1 a 3 porções

Regulação

Estrutural

Estrutural

Regulação (trânsito intestinal)

Energia

Fruta

Lacticíneos

Leguminosas

Gorduras e óleos

Glúcidos

Vitaminas

Proteínas

+

cálcio

Proteínas

Fibras

Lípidos

Regulação

Todos os alimentos da roda são constituídos por mais do que um nutriente mas a sua distribuição é feita de acordo com o nutriente que existe na sua constituição em maior quantidade. (exemplo: o leite é 90% constituído por água mas o nutriente que existe, logo a seguir a este, em maiores quantidades são as proteínas).  

Fibras: São polissacarídeos que regulam o trânsito intestinal e que previnem cancros. A celulose (fibra) não é absorvida pelo organismo e tem o objetivo de torna as fezes macias e volumosas para que possamos escoá-las mais rapidamente do reto, pois caso contrário, se estas aí permanecerem muito tempo, o nosso organismo ira absorver a água com toxinas existentes nas fezes, a qual poderá originar cancro.

 

bottom of page