top of page
1º Revolução Alimentar

 

Com o tempo, o Homem primitivo passa a ser sedentário e descobre a agricultura e a pecuária. Dessa forma, os homens passam só a alimentar-se daquilo que produzem, ou de vegetais (agricultura) ou de carne (pecuária). A alimentação passou a ser desequilibrada.

 

A alimentação humana sofreu ao longo da sua história uma longa adaptação, ou seja, a alimentação das populações sofreu mudanças profundas, a que se podem chamar revoluções alimentares. Estas foram originadas por alterações das condições de vida dos seres vivos, sequência de causas ambientais, económicas e raciais.

 

A alimentação nos tempos mais recuados estava na dependência de efeitos climáticos e de algumas descobertas, como o fogo, cultura de plantas, utilização dos animais, aplicação de técnicas e de novos conhecimentos científicos.

 

 

O homem primitivo era nómada e recolector e nada sabia de alimentação racional, mas o instinto levou-o a procurar alimentos mais certos, isto é, tinham uma alimentação adequada já que se alimentavam de forma variada (raízes, frutas, peixes, carnes).

História da alimentação

2º Revolução Alimentar

 

A troca de produtos por outros e mais tarde fez com que a alimentação passa-se a ser equilibrada.

 

3º Revolução Alimentar

 

Aparece a moeda e os mais pobres têm uma alimentação diferentes dos mais ricos. A alimentação passou a ser desequilibrada

Fatores que influenciam a alimentação das populações

 

Pouco a pouco o Homem foi perdendo os seus instintos alimentares à força de comer o que ficava mais perto e mais barato. Assim nalguns locais o homem alimentava-se à base de cereais, noutros de peixe, noutros de animais e do leite que produziam e noutros de fruta. Se todas as regiões produzissem todo o tipo de alimento o homem teria tido uma alimentação racional.

 

A maioria dos Homens, na atualidade não sabe comer, outros não podem comprar os alimentos de que precisam e outros podem comprar mas não sabem o que lhes faz falta.

 

Então, o homem precisa de estudar e aprender tudo outra vez, para que tenha uma alimentação racional, ou seja, uma alimentação certa para viver com saúde. 

Site:professormarcianodantas.blogspot.com

 

Geográficos:

 

- Isolamento Geográfico

- Clima

- Relevos

- Localização Geográfica

Site:commons.wikimedia.org

Site:pt.wikipedia.org

Site:wikigeo.pbworks.com

 

Económicos:

 

- Riqueza/pobreza

- Guerra

- Desenvolvimento

 

Sicioculturais:

 

- Religião

- Guerra

- Etnias/tribos

Site:mayores.uji.es

Site:prosperidaduniversal.mex.tl

Site:pt.wikipedia.org

bottom of page